Mangabeiras 31 3282-6877 | Lourdes 31 2552-5005

Home » Comunidade » Estudo da Potência no Ciclismo

Performance

Estudo da Potência no Ciclismo

29 | 11 | 2015
categoria:   Performance Treino
Para se falar de treino com potência, é bom entendermos de onde surgiu o melhor equipamento no auxílio da preparação de atletas de ciclismo. Medidores de potência para bicicletas foram inventados em 1986 quando um estudante de engenharia alemão chamado Uli Schoberer, amante de ciclismo, resolveu fazer seu trabalho final de faculdade adaptando medidores de potência a uma bicicleta de estrada. O resultado funcionou muito bem, e após a graduação, Uli começou a comercializar seu invento para alguns seletos ciclistas profissionais, tendo entre seus pioneiros o tricampeão do Tour de France Greg LeMond. Anteriormente, para se medir a potência em uma bicicleta, só em ergometros de laboratórios como Monark e Lodi. Não existia uma maneira de se medir a potência numa situação real, em campo.


O que é Potência?

Potência mecânica é o produto da força e da velocidade do movimento (P= força x velocidade). Ou seja, é o quanto de força você consegue transmitir para os pedais e transformar em velocidade na bicicleta. Lembrando que, além disso, a proporção peso/potência (w/kg) é ainda mais importante.


FTP – (Limiar de Potência Funcional – no inglês)

O FTP é mais alta potência que você consegue sustentar durante 60min. O FTP ou limiar de potência funcional, é simplesmente o principal dado para quem treina com potência. Todas as zonas de treinamento serão calculadas a partir do seu FTP. O teste consiste em um contra-relógio de 20 min. máximo. Multiplique a potência média por 0,95, e você terá obtido o seu FTP. Existem hoje alguns programas que utilizam um protocolo de 3 min para avaliações de ciclistas em academias. O Spivi é um exemplo de programa.


Para que serve o FTP?

O FTP é a base sobre a qual calculamos todas as  zonas de treinamento. Sem esse dado, fica bem mais difícil acertar nas cargas de treinamento. Com o  valor de FTP, conseguimos garantir que o ciclista  esteja pedalando na intensidade certa durante os estímulos máximos e que você não esteja se excedendo durante os treinos regenerativos.


Pra que serve um medidor de potência?

O medidor serve para avaliar e adminitrar o treinamento. Medindo diretamente a potência, é possível saber exatamente qual o real esforço que está sendo aplicado. A precisão dos dados faz com que você consiga fazer um melhor acompanhamento da sua performance. 200w são 200w, independente de qualquer outro fator externo. Sendo assim, sabendo a potência máxima que um atleta é capaz de sustentar durante uma hora é possível fazer  todo um planejamento com alta precisão.


Como fazer?

Esse tipo de atividade deve ser feita por pessoas com preparo físico de nível intermediário a avançado, porque se trata de exercícios que exigem força e altas cargas de estímulos. Este treinamento deve ser feito com um profissional da área que trabalhe com medidores de potência e possua conhecimento técnico para ler dados e prescrever treinos. Uma ferramenta que auxilia esse processo é a Wattbike. Para ter uma noção de quantos watts você está produzindo enquanto está pedalando, a empresa British Cycling resolveu montar uma bicicleta ergométrica que é capaz de medir a quantidade de watts que você produz enquanto pedala. Além disso, ela registra informações sobre distância percorrida (km), a frequência cardíaca (HR), rotações por minuto (RPM) e tudo isso pode ser enviado online ao computador para que você possa acompanhar a sua performance e o quanto já se exercitou até o momento.Já existem alguns centros de treinamentos que possuem esse serviço aqui no Brasil.


Bibliografia
• PLATONOV, V.N., BULATOVA,M. M. Lá preparación físic Lá preparación física, deporte e entrenamiento Lá preparación física, deporte e entrenamiento.
• ZATSIORSKY,V. M. Ciência e prática do treinamento de força. São Paulo, Phorte,1999.
• WEINECK,J. Treinamento ideal Treinamento ideal Treinamento ideal. 9ed.São Paulo: Manole,1999.
• HUNTER ALLEN,  Dr. ANDREW COGGAN.  Entrenar y correr con Potenciómetro.
• http://www.rebasdocerrado.com.br/indexInterno.php?url=artigos/textos/opoderdoswatts.htm