Mangabeiras 31 3282-6877 | Lourdes 31 2552-5005

Home » Comunidade » Power Solidariedade

Comunidade

Power Solidariedade

22 | 12 | 2015
categoria:   Comunidade Responsabilidade Social Solidariedade
Ser “power” também é ser solidário. A Power Cycle Brasil está arrecadando roupas usadas que serão doadas para os moradores da Vila Acaba Mundo, do bairro Mangabeiras, nesse fim de ano. As doações devem ser entregues na Power Cycle unidade Mangabeiras, localizada na Av. Bandeirantes, 1.120, em BH.

A Vila Acaba Mundo

O início da ocupação da Vila Acaba Mundo ocorreu em meados das décadas de 40 e 50 com as atividades da Mineradora Lagoa Seca. A empresa criou projeto de moradia para os trabalhadores que vieram do interior do estado, loteando a parte superior da área, na rua Corrêas. Com as intensas chuvas que caíram sobre a cidade no final dos anos 70 parte do aterro da Rua Corrêas desabou, soterrando várias casas e deixando muitos desabrigados que iniciaram a ocupação da parte inferior da rua, no limite com o bairro Mangabeiras. 

A origem do nome foi o fato da área, naquela época, estar situada em local afastado e ser cortada por córrego com nascente no alto do morro próximo à mineração. 

No início da década de 70 foi criada a Associação dos Moradores da Vila Acaba Mundo. Reunidos na entidade os moradores se empenharam para a canalização do córrego. Outra mobilização foi pela organização da ocupação da área, que se encontrava em ritmo acelerado por causa dos desabrigados pelas chuvas e o desemprego na Mineradora. 

Em 1984, em parceria com a UFMG, foram desenvolvidos dois importantes projetos: a reconstrução do Centro Comunitário e a interligação da Vila com o entorno por um pontilhão de ferro, este inviabilizado devido ao acesso precário que impediu o transporte da estrutura. 

No final da década de 80 a Vila Acaba Mundo ganha várias melhorias como a pavimentação dos Beco dos Desenganos e do Beco da Mina, implantação de rede de água, de esgoto e iluminação pública. Ainda nessa época tem início o projeto “Ordenação do Espaço Vivencial” com a participação da UFMG, Urbel, Sudecap e comunidade. 

Em 1997 os moradores se movimentam em defesa do meio ambiente. A mobilização culmina num acordo entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Mineradora Lagoa Seca, com esta assumindo indenizar os danos causados, investindo em melhorias como a implantação de saneamento básico em toda a vila em parceria com a Copasa.
Por estar localizada em uma das regiões mais valorizadas da cidade, entre os bairros Belvedere, Mangabeiras e Sion, seus moradores sofrem um grande impacto da especulação imobiliária e de outros conflitos na esfera pública.

Dados Gerais da Vila Acaba Mundo:

Área: 35.313 m2
População: Cerca de 2.000 habitantes
Número de domicílios: 400
FONTE: Plano Global Específico (PGE) da Urbel - abril/2007